DADOS DA FIOCRUZ

Alagoas é o estado que mais demora para notificar mortes por covid-19 ao Ministério da Saúde

Por Redação com agências 16/03/2021 - 14:41

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Paciente com Covid-19
Paciente com Covid-19

Os três dias consecutivos em que o Brasil apresentou mais de dois mil mortos registrados em intervalos de 24 horas não representam uma radiografia perfeita do momento enfrentado pelo país. Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) destacam que os estados têm apresentado grandes atrasos nas notificações de casos confirmados e de mortes por Covid-19 ao Ministério da Saúde.

De acordo com a CNN, um exemplo é Alagoas, que tem um intervalo entre a morte e inclusão do dado no sistema de aproximadamente 47 dias. No auge da primeira onda, a espera chegou a ser de dois meses em alguns estados. Por isso, especialistas apontam que o momento atual pode apresentar um índice de casos e mortes ainda maior que o divulgado diariamente.

A responsabilidade pelas notificações é dos municípios, que lidam com estruturas pequenas e sobrecarregadas pela pandemia, apontam os especialistas.

Tabela divulgada pelo Programa de Computação Cientifica (Procc/Fiocruz) quantifica o tempo médio de atraso nas comunicações feitas pelos estados. Neste momento, aparecem imediatamente atrás de Alagoas, no ranking dos estados com maior demora, o Amapá, com 34,8 dias, e o Maranhão, com 34,1. Das 27 unidades da federação, dez têm prazo superior a 20 dias e 17, superior a dez semanas.

Em apenas cinco estados a comunicação é feita com intervalos menores que dez dias e, entre eles, só um está entre os mais populosos: Minas Gerais, que informa em 7,8 dias. O mais ágil é o Mato Grosso do Sul: 1,4 dias. O Rio de Janeiro leva em média 20, e São Paulo 13. Os dados são dos mais recentes do Sivep-Gripe, e incluem todas as notificações feitas até o dia oito de março deste ano.


Encontrou algum erro? Entre em contato